segunda-feira, 15 de setembro de 2008

PERFIL DO DEPUTADO BRUNO COVAS


Eleito com mais de 120 mil votos em 2006, com apenas 26 anos de idade, o deputado estadual Bruno Covas, santista nascido em 7 de abril de 1980, demonstrou, desde cedo, vocação para a política. A vida escolar começou na Escola de Educação Infantil Jardim do Garibaldo, e continuou no Colégio do Carmo e Colégio Lusíada, ainda em Santos. Em 1995, passou a cursar o Ensino Médio no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, cidade onde desenvolveria sua vida acadêmica. Com 17 anos, ingressou nas Faculdades de Direito do Largo São Francisco (USP) e de Economia, da Pontifícia Universidade Católica-SP.
O olhar curioso e interessado do menino Bruno para a vida política ficou claro para a família desde os seus dois anos de idade, quando, do seu jeito, se envolveu com a campanha do avô Mário Covas, para deputado federal, eleito com 300 mil votos. Aos seis anos de idade, em um ambiente familiar que sempre viveu a política com paixão, não causou muita surpresa que Bruno Covas parasse as pessoas na rua para perguntar em quem elas votariam para senador. Era 1986 e Mário Covas foi eleito com 7,7 milhões de votos, a maior votação da história do País até então.
Os laços entre neto e avô se estreitaram ainda mais com a permanência de Bruno em São Paulo. Estudante colegial e depois universitário em duas faculdades, o Palácio dos Bandeirantes passou a ser também a sua casa, e a desenhar-se como o cenário fértil para alimentar a vocação política. O almoço de todos os dias era com o avô, mas era também com o governador de São Paulo, Mário Covas, um brasileiro que nunca fugiu à luta. Juntar-se à Juventude Tucana, que surgiu com a fundação do Partido Social da Democracia Brasileira, em 1988, era um caminho natural, e o Clube do Tucaninho teve em Bruno um dos seus fundadores.
O Clube do Tucaninho nasceu em 16 de outubro, inspirado pelo empresário Antônio Maschio, com símbolo do cartunista Ziraldo. O objetivo era reunir crianças e adolescentes até 16 anos, que já defendiam as cores do partido mas ainda não podiam votar. A primeira presidente do Clube do Tucaninho foi Lila Covas e o neto, Bruno, um dos primeiros a se vincular. Quando dona Lila deixou a presidência, em 1991, o Clube do Tucaninho contava com 25 mil associados, que tinham inclusive carteirinha.
Primeiro secretário da Juventude do PSDB em dois mandatos (1999 a 2001/2001 a 2003) e mais dois como presidente (2003 a 2005/2005 a 2007) reforçaram a inclinação para uma carreira política. Na vida profissional, Bruno Covas estagiou como advogado trabalhista, para depois atuar na área do Direito Tributário. O ano de 2004 reservava para o jovem de 24 anos acontecimentos marcantes: casava-se com Karen Ichiba e deixava o exercício da Advocacia para ser candidato a vice-prefeito de sua cidade natal, compondo na chapa com Raul Christiano Sanches. Candidatura de última hora, saiu com zero nas pesquisas e foi crescendo, até atingir 10% na preferência do eleitorado santista.
Animado, Bruno quis conhecer mais de perto a vida parlamentar, uma perspectiva que se desenhava no seu sonho político. Em 2005 e 2006 foi assessor da liderança do Governo na Assembléia Legislativa de São Paulo e lá começou a aprender a dinâmica complexa de uma casa de leis, experiência que lhe dá, hoje, naturalidade para lidar com o Regimento Interno da AL, inclusive para presidir as sessões. Em 2006, confiante nos ensinamentos que recebera e fiel aos princípios morais e políticos que sempre lhe deram norte, lançou-se candidato a deputado estadual e alcançou 122.312 votos, com concentração de votos na região metropolitana de São Paulo e região metropolitana da Baixada Santista.
Na Assembléia Legislativa de São Paulo, Bruno Covas é o mais novo deputado eleito. Preside a Comissão de Finanças e Orçamento, é membro efetivo das Comissões de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor. Integra também as Comissões de Redação, Assuntos Metropolitanos e Assuntos Internacionais.
Na vida pessoal, divide suas atividades entre São Paulo e Santos, cidade do litoral de São Paulo, onde é professor na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc). Em Santos residem seus pais, Renata e Pedro Mauro Lopes, entusiastas de sua escolha e parceiros fundamentais de caminhada. Lá está também a avó Lila Covas, exemplo de fibra e brava companheira de Mário Covas, e cúmplice dos sonhos políticos do neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário